Diversidade Cultural, Étnica e Racial

Festival Rio da Diversidade

Oficinas Audiovisuais

Diversidade é a palavra do momento, é a palavra que marca a grande transformação do nosso tempo a constatação de que somos diversos e de que isso, é muito bom. Todo mundo entende isso na teoria, mas, onde está a nossa prática de respeito as diferenças… como nós, cariocas enxergamos essa pluralidade no Rio?

O festival Rio da Diversidade foi criado para contribuir para abrir as portas para a prática da diversidade no Rio… da invisibilidade para a representatividade, isso significa minorias representativas com mais voz e suas questões, com mais foco… da irresponsabilidade para o comprometimento, ou seja, identidade coletiva, você é integrante deste mundo, dessa sociedade, como você tem que ser incluído nesse contexto…

O Festival foi pensado a partir de um tripé conceitual: raça, corpo e território.

As três categorias englobam os debates que constroem a ideia de diversidade cultural e, por meio delas, temas como racismo estrutural, normatividade, equidade de gênero, capacitismo, imigração, entre tantos outros serão discutidos para a construção de uma sociedade mais justa. Teremos a representatividade dos índios, negros, mulheres, refugiados, LGBT+, idosos, deficientes, entre outros grupos sociais, trazendo histórias de superação e lições de empatia e inclusão.